Número total de visualizações

domingo, 27 de novembro de 2011

A PRINCESA E O PIOLHO ESPERTO

Na próxima semana iremos explorar um novo conto: «A princesa e o piolho esperto», a fim de sensibilizar os alunos e as suas famílias para uma boa higiene da cabeça.
Poderão ler a história mais abaixo:
O Piolho Esperto


Num lindo Reino, repleto de flores coloridas, com rosas perfumadas e muitas margaridas, vivia uma linda princesinha, que não gostava de lavar a cabeça, nem de pentear os seus longos cabelos. A sua mãe, a rainha, ficava muito triste, pois a bela princesinha estava ficando feia e descabelada.
Até que um dia, um piolho esperto notou a sujeira no cabelo embaraçado da princesinha e pensou: - “Belo lugar para viver, pois não serei incomodado, nem pela água, nem pelo sabão e muito menos por aquele chato pente de dentes afiados”.
E assim fez. Mudou-se com a sua família para a cabeça da princesinha.
Quando se movimentavam, a menina quase morria de tanta comichão e começava a chorar, mas ninguém sabia o que estava acontecendo com ela.
O dia de seu aniversário estava a chegar e a princesinha iria ser coroada. O seu pai, o Rei, encomendou uma linda coroa de ouro, coberta de pedras preciosas.
A princesinha estava muito feliz, mas nem assim deixou a sua mãe lavar e pentear os seus cabelos. E, na hora da coroação, quando o rei colocou a coroa na cabeça da princesinha, a coroa saiu voando... voando... voando, cada vez mais alto, até desaparecer no céu.
Todos exclamaram admirados:
- “ É uma coroa mágica!”
O Rei deu ordens a todos do Reino que procurassem a coroa da princesa, prometendo um prémio para quem a encontrasse.
Todo o Reino saiu à procura da coroa. Procuraram aqui... Procuraram ali... Até que chegaram a um outro reino distante com uma população minúscula.
Era o Reino dos piolhos!
Aí, descobriram que os piolhos, que viviam na cabeça da princesinha acharam a coroa tão bonita, que resolveram unir-se e levá-la voando para o seu Reino. Para isso, apanharam boleia num grande pássaro.
A princesinha, assustada com toda essa história, aprendeu a lição. Sorte que não precisou rapar a cabeça! E passou a lavar e pentear os seus cabelos todos os dias.
Ficou muito bonita. Os seus cabelos longos, agora, estão bem cuidados e sedosos.
Nunca mais os piolhos a incomodaram.
O seu pai, o Rei, mandou fazer uma nova coroa ainda mais bonita e todo o Reino compareceu à coroação da linda e penteada princesinha.
E os piolhos?
Estão por aí, procurando um outro cabelo sujo e despenteado onde possam morar.
Alguém os viu? Atenção!!! Não os deixem vir para a nossa escola, nem para a nossa turma!!!                                                                                                        


A Princesa
Saber Mais: Aqui fica um powerpoint bastante elucidativo sobre estes bichinhos incómodos e como nos livrar deles num instante.         


2 comentários:

  1. Como é bom "espreitar" o que os alunos andam a trabalhar na sala de aula!!!!!!!
    Professores dinâmicos e alunos entusiamados só se pode traduzir em sucesso.
    Beijinhos para os alunos e para a professora.
    Claudia

    ResponderEliminar
  2. Meu nome é Vera Ribeiro Guedes. Sou autora do texto acima. Fico feliz com a colaboração, mas peço que respeitem os direitos autorais indicando o nome da autora e o local de onde o texto foi retirado Aprendendo com Poesia e Prosa www.verarguedes.blogspot.com.br

    ResponderEliminar